Projectos → NEETMAKER

Nome

NEETMAKER

Data de Início

01-06-2020

Data de Fim

31-12-2022

Financiamento

Município de Penela; Portugal Inovação Social; POISE; PT2020; Fundo Social Europeu

Descrição

 DESAFIO
Desocupação de jovens (dos 20 aos 34 anos) que não estudam, não trabalham nem frequentam formação, que, de acordo com os dados do Eurostat (2018), representa 11,9% da população portuguesa nessa faixa etária, ou seja, um total de aproximadamente 200.000 indivíduos. Estima-se que nos quatro concelhos de abrangência do projeto (Penela, Soure, Condeixa-a-Nova e Miranda do Corvo) o universo seja de 960 indivíduos. A ausência de competências adequadas, associadas à falta de espírito empreendedor deste público coloca-os numa situação de exclusão social, de marginalidade social sendo muitas vezes vistos pela sociedade como pertencentes a uma geração que não tem uma cultura e hábitos de trabalho e que vivem na dependência de amigos e familiares. Existe, pois, um duplo problema associado aos NEET: além de não contribuírem para o desenvolvimento pelo facto de não estarem ocupados (apesar de terem condições e vontade para a prestação de trabalho) e, por outro lado, o estigma social destes jovens que têm baixos níveis de confiança e autoestima e altos níveis de frustração que podem resvalar para comportamentos de risco, para o empobrecimento e para situações de exclusão social.

Objectivos

O participante será capacitado e convidado a criar o seu próprio projeto que pode ser um produto ou serviço digital, dentro de um FabLab devidamente apetrechado (FabLab Penela). As áreas abordadas neste projeto são a fabricação digital, a eletrónica, a programação IOT, a programação web, o design e o marketing digital. O acesso a estas ferramentas/recursos de fabricação digital permite o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho e a geração de oportunidades de criação do próprio negócio. O impacto será elevado no âmbito regional, na medida em que o projeto pretende ser uma solução one-stop-shop para os jovens NEET participantes promovendo a sua inserção profissional e inclusão social. O impacto será grande na retenção de jovens em territórios interior de baixa densidade, evitando a sua migração para centros urbanos, e, disponibilizando estes jovens mais capacitados e motivados ao tecido empresarial dos concelhos da região que sentem carência de recursos humanos. Para além destes impactos, existe ainda a diminuição dos riscos sociais porque se diminui os comportamentos de risco associados ao desemprego e à falta de perspetivas de futuro, colaborando indiretamente para a diminuição desses comportamentos. Indicadores contratualizados Nº de pessoas participantes - 100 Nº de pessoas que integram o mercado de trabalho ou criam o seu próprio emprego - 35

Resumo da Actividade

O projeto, operacionalizado pela equipa HIESE, está estruturado numa vertente hands-on com workshops, bootcamps, residências criativas e exposições de resultados (maker faire).

Promotores

IPN Incubadora